A PESCA NO RIO TRACUNHAÉM
O rio Tracunhaém é mais um rio ainda pouco explorado tanto por nossa operação de pesca esportiva como por outros pescadores esportivos da região.
Já realizamos algumas prospecções com clientes nesse rio, se mostrando um rio com grande potencial para pesca de tarpons e principalmente de robalos.
Situado mais ao norte do Estado, em Goiana-PE, este rio está inserido em uma área de Reserva Extrativista Açaú-Goiana, possuindo assim, aspectos de rio mais preservado. A pescaria de tarpons é pouco praticada e ainda se conhece pouco, embora já foram vistos tarpons adultos de bons tamanhos nessas águas.
Neste rio, é possível capturar muitos robalos da espécie pectinatus, os chamados robalos-alfaiate (trick tarpon) nas galhadas e também realizar capturas de robalos de bom tamanho com a utilização de jig heads e camarões.
Onde fica o Rio Tracunhaém
A foz rio Tracunhaém, que é o trecho de onde saímos e pescamos, está localizada em Acáu, nas imediações do município de Goiana-PE.
Este rio fica entre duas grandes capitais, que é João Pessoa-PB e a cidade de Recife-PE, podendo ser uma opção de pesca para quem esteja hospedado em uma dessas capitais. A distância do ponto de pesca até uma das grandes capitais é em torno de 1 hora.
Link de Localização: https://goo.gl/maps/mU6Db6YajrFrm5ja9
O cenário praiano e remoto do Rio Tracunhaém
O rio Tracunhaém é um rio mais distante das capitais, possuindo assim um cenário mais natural, fora da contextualização de pesca urbana.
Longe de grandes edifícios, o rio Tracunhaém possui um cenário mais praiano e remoto, com densas vegetações de manguezais em seus contornos, apresentando aspecto de rio mais preservado.
O tráfego de embarcações de recreio como lanchas e jet skis também é praticamente nulo, sendo, portanto, um rio que permite pescarias tranquilas em contato com a natureza.
Braços de rio, afluentes e desembocadura
O Rio Tracunhaém apresenta poucos braços de rio e afluentes ao longo de seu curso d’água. Sua desembocadura encontra-se no município de Acaú.
Espécies e tamanhos de peixes
O Rio Tracunhaém abriga em suas águas principalmente espécies de robalos, tanto os pevas como os flechas, além da possibilidade de encontrar grandes cardumes de robalos-alfaiates (pectinatus), conhecidos também como trick tarpons.
Os tarpons desse rio possuem uma média de 2 a 8 kgs, podendo capturar exemplares ainda maiores, com peso superior aos 10 kgs, além de relatos de tarpons adultos com mais de 30 kgs.
A pescaria no Rio Tracunhaém
A pescaria é feita de forma embarcada, sem a possibilidade de se pescar de vadeio. A saída de pesca e acesso ao rio é realizada através de um acesso pela areia na região de Gongaçari.
Na grande maioria das vezes, os tarpons são avistados no momento em que sobem à tona na superfície para respirar (rollings). Nesse momento os arremessos devem acompanhar a direção de sua movimentação superficial.
Na ausência desse movimento de subida para respirar, os arremessos podem ser direcionados às estruturas, como galhadas de mangue. Com o emprego dessa técnica, podem ser fisgados também os três tipos de robalos existentes nesse rio.
Outra opção de pescaria com foco na captura de robalos, é através da utilização de jig heads e pindocas em canais mais profundos com estruturas submersas e drops, almejando indivíduos maiores.
Dinâmica do Rio Tracunhaém
Da mesma forma que em outros rios e destinos, a dinâmica de marés e fases da lua também exercem influência na atividade dos peixes deste rio.
O período de maior atividade dos tarpons neste local geralmente ocorre no período de maré de enchente, mais precisamente do meio para o final da enchente.
Para os robalos, tanto faz se a maré estiver vazando ou enchendo, sendo que o ideal é que a fase da Lua esteja em quarto crescente ou quarto minguante, uma vez que a maré não se move com tanta velocidade.
Recomendamos uma consulta prévia com o guia para programar a pescaria nesse rio de acordo com os melhores horários de maré e atividade dos peixes.
Sazonalidade da Pesca
É recomendado que essa pescaria seja feita principalmente durante o verão e períodos com menor incidência de chuvas, como Setembro, Outubro, Novembro, Dezembro, Janeiro, Fevereiro e Março.
Se pretende visitar esta região nos outros meses do ano, existem outros pontos de pesca que valem a pena explorar.
Equipamentos utilizados no Rio Tracunhaém
Os equipamentos utilizados no rio Tracunhaém são os mesmos utilizados na grande maioria dos rios de nossa região, muito semelhante ao material empregado na pesca de tucunarés em águas interiores.
Equipamentos de Fly (pesca com mosca):
-
Varas de numeração entre #8 e 9#, com 8’ a 10’ de comprimento e preferencialmente de ações média-rápida;
-
Linhas flutuantes (floatings) ou intermediárias (intermediate);
-
Líderes de Fluorcarbono de 50 a 60 libras, podendo ser inteiriços (sem nós);
-
Moscas Pequenas como streamers e clousers, além de poppers e divers.
Equipamentos de Baitcasting (carretilha ou molinetes):
-
Varas de comprimento entre 5’ a 6’, de preferência ação média-rápida;
-
Carretilhas de perfil baixo com capacidade de 100m de linha multifilamento;
-
Molinetes entre 2500 a 3500, com boa capacidade de linha multifilamento;
-
Linhas Multifilamento de 30 libras;
-
Líder Fluorcarbono de 40 a 60 libras;
-
Pequenas iscas artificiais, de preferência com no máximo 10 cm;
-
Iscas de meia água, poppers e sticks
-
Pequenos jigs, shads e até mesmo camarões de jig heads.