top of page
pesca-agulhao-barra-de-recife.jpg
A PESCA NA BARRA DE RECIFE

A pesca na Barra de Recife, mais precisamente na região de desembocadura do Rio Capibaribe é uma pescaria que pode ser preenchida com surpresas agradáveis durante o período de verão e meses mais quentes do ano.


A adrenalina de ser surpreendido pelas ações inconfundíveis dos agulhões ou até mesmo a voracidade e presença dos xaréus amarelos abrilhantam ainda mais a pescaria que pode ser feita como uma extensão da pescaria urbana de tarpons do Rio Capibaribe.


Nos dias cujas condições de clima e tempo estão favoráveis e o mar calmo, é possível combinar uma pescaria no rio Capibaribe com uma pescaria na Barra de Recife, isso porque o trajeto é o mesmo, bastando seguir o curso do rio e se deslocar em direção à boca da barra deste rio.

01-barra-de-recife-farol.jpg

Toda pescaria de boca de barra pode reservar surpresas em relação as espécies existentes, sendo várias as espécies que podem ser capturadas nessa região, uma vez que a isca esteja trabalhando adequadamente na água. As ações mais comuns e recorrentes são a dos agulhões, que perseguem as iscas com tamanha velocidade e agarram sempre com muita agressividade, registrando sua presença com belíssimos saltos fora d’água.


Outra espécie mais comum dessa região é o xaréu amarelo, que não mede esforços para tomar linha no momento em que sente a fisgada e, por vezes, brigando sujo em direção às pedras na tentativa de romper a linha e se livrar do anzol.


De fato, esse é um ótimo destino para aqueles que desejam, além de garantir os tarpons em seu currículo e aventura de pesca, ter também o gosto e sensação de uma pescaria de mar, ainda que costeira, nas proximidades de Recife.

Onde fica a Barra de Recife

A barra do Recife fica na desembocadura do rio Capibaribe, praticamente no centro do Recife e Região do Marco Zero. É uma excelente opção para quem esteja hospedado em Recife, a trabalho ou lazer. Pelo fato de estar inserida no centro da cidade, pode também ser uma boa opção para quem deseja ter uma experiência de pesca no mar e tem pouco tempo na cidade, uma vez que essa pescaria pode ser executada de forma rápida e prática, combinando ainda com uma pescaria urbana de tarpons no Rio Capibaribe.

 

Link de localização: https://goo.gl/maps/dkSA8bFGEP8z7g6j6

02-barra-do-recife-mapa.jpg
Uma pescaria em mar aberto sem perder vista da cidade

De certa forma, o cenário dessa pescaria ainda nos remete a um contexto urbano, isso porque podemos considerar a Barra do Recife como um anexo à pescaria urbana realizada no Rio Capibaribe.

 

Ainda que nos dirigimos ao mar e a região costeira, o cenário da cidade não é perdido de vista, uma vez que os edifícios e toda a fachada da capital ainda podem ser vistos mesmo na parte de fora dos arrecifes. 

Mesmo assim, a sensação de estar pescando no mar é verdadeira, uma vez que essa pescaria é realizada saindo para o lado de fora dos arrecifes, já em mar aberto.

Nossa costa litorânea é cercada por arrecifes e sob essa faixa de arrecifes foram construídos alguns diques de pedras, elevando o nível dessas barreiras que servem para favorecer a região portuária e o balizamento de embarcações.

03-barra-do-recife-cenario.jpg

Essas barreiras de pedras construídas pelo homem deram origem na formação de ecossistemas de organismos marinhos, que por sua vez, se tornaram pontos atrativos para peixes predadores.

É nessa busca pela captura de peixes predadores principalmente xaréus e agulhões que rodeamos toda essa área recifal e diques de pedras lançando iscas artificiais e até mesmo moscas de Fly em nossa aventura de pesca na Barra do Recife.

A desembocadura

Como já mencionado, a pesca na Barra de Recife abrange a desembocadura do Rio Capibaribe. Nessa região de desembocadura também é possível encontrar estruturas submersas e canais de profundidade que possibilitam a pesca de robalos através da utilização de camarões, Jig Heads e pindocas.

Espécies e tamanhos de peixes

As espécies mais comuns e recorrentes nessa área são os agressivos agulhões que normalmente possuem tamanhos grandes e superiores a outros destinos.

04-barra-do-recife-agulhao.jpg

Os xaréus amarelos também são bem comuns nessa região, com exemplares de peso médio normalmente entre 5 e 8 kg, podendo capturar indivíduos ainda maiores.

05-barra-do-recife-xareu.jpg

Outros peixes como Guaiviras (tibiros), Guaricemas (Xixarros), robalos, tarpons e sororocas também podem ser capturados durante essa pescaria costeira na Barra do Recife.

A pescaria na Barra de Recife

A pescaria é realizada sempre de forma embarcada. Saímos pelo Rio Capibaribe bem cedo, priorizando que os primeiros arremessos sejam feitos durante os primeiros raios de Sol, ao nascer do dia, possibilitando assim maiores chances de ações e fisgadas.

O objetivo é chegar até os diques de pedras construídos sob os arrecifes que protegem a zona portuária, saindo em mar aberto e contornando toda a faixa de pedras, de modo a arremessar as iscas o mais rente possível às pedras.

De modo geral, utilizamos iscas grandes e trabalho mais acelerado, com o propósito de estimular as espécies predadoras da região costeira, como os xaréus e agulhões.

É necessário a utilização de um equipamento mais reforçado para esse destino, uma vez que a força desses peixes de áreas costeiras pode muitas vezes surpreender a muitos pescadores, incluindo os mais experientes.

A dinâmica de marés

A dinâmica de marés e fases da Lua não é um fator primordial para essa pescaria e sim as condições climáticas de tempo e mar calmo. Ainda assim, recomenda-se que as saídas sejam feitas de preferência em períodos de maré de quarto, minguante ou crescente.

Sazonalidade da Pesca na Barra

A pescaria na barra do Recife depende fortemente das boas condições climáticas, que o mar esteja calmo e a água limpa. Essas condições acontecem normalmente no verão e período de meses mais quentes, como Setembro, Outubro, Novembro, Dezembro, Janeiro, Fevereiro e Março.

Equipamentos utilizados na Barra de Recife

De modo geral, os equipamentos utilizados nesse destino é o mesmo utilizado na grande maioria dos rios de nossa região, muito semelhante ao material utilizado na pesca de tucunarés em águas interiores.

Equipamentos de Fly (pesca com mosca):

 

  • Varas de numeração entre #10 e 11#, com 8’ a 10’ de comprimento e preferencialmente de ações rápida;

  • Linhas flutuantes (floatings), intermediárias (intermediate) ou afundantes (sinkings);

  • Líderes de Fluorcarbono de 70 a 90 libras, inteiriços (sem nós);

  • Moscas médias como streamers e clousers, além de poppers;

 

Equipamentos de Baitcasting (carretilha ou molinetes):

  • Varas de comprimento entre 6’ a 6’5, de preferência ação rápida;

  • Carretilhas com capacidade superior a 120m de linha multifilamento;

  • Molinetes entre 4000 a 5000, com boa capacidade de linha multifilamento;

  • Linhas Multifilamento entre 30 a 40 libras;

  • Líder Fluorcarbono de 70 a 90 libras;

  • Iscas de meia água com tamanhos entre 110 a 140cm (brava, inna, curisco)

  • Poppers (barracuda, dojô, etc) e sticks com tamanhos entre 110 a 140cm;

  • Shads e até mesmo camarões de jig heads com pesos entre 20 a 40 gramas.

RESERVE SUA PESCA GUIADA HOJE!

Para viver uma experiência incomparável, com emoção, aventura e com guias e extremamente profissionais, agende já a sua pesca guiada

bottom of page