top of page
Oceano
EQUIPAMENTOS RECOMENDADOS

O tarpon carrega sua fama no mundo todo pela sua capacidade de se livrar dos anzóis com grande facilidade. Para reduzir as chances de perder o seu troféu, recomendamos sempre o uso de equipamentos mais adequado possível para cada situação de pesca. Confira nossas recomendações!

BAITCASTING OU SPINNING
Varas

Recomenda-se o uso de varas com comprimento entre 5’3 a 6’.

 

Em relação à libragem, sugerimos varas entre 16 a 20 libras.

 

O ideal é que cada pescador possa trazer consigo ao menos duas varas para evitar quaisquer aborrecimentos em caso de quebras ou perdas e até mesmo para maior agilidade quando houver necessidade de trocar rapidamente um modelo de isca ou por exemplo em casos de “cabeleiras”. 

Carretilhas

No caso de uso de carretilhas, utilizamos as carretilhas de perfil baixo, com boa capacidade de freio e de preferência marinizadas (modelos saltwater).

Molinetes

Na utilização de molinetes, recomendamos molinetes de tamanhos entre 2500 até no máximo 4000, com boa capacidade de linha e resistência a água salgada.

Linhas

O uso de linhas de multifilamento é altamente necessário para melhor resposta e eficácia nas fisgadas, visto que o tarpon é conhecido por sua boca óssea e grande facilidade em escapar.

 

As espessuras das linhas podem ser de 0,23 a 0,27 mm, a depender da qualidade de sua linha multifilamento.

 

Já as libragens deverão ser entre 25 e 30 libras.

Líderes

Além das linhas de multifilamento, recomendamos fortemente a utilização de líderes fluorocarbono com resistência entre 40 a 60 libras, dada significativa capacidade dos tarpons de provocarem abrasão no líder durante a batalha.

Iscas

As iscas artificiais mais efetivas para a pesca dos tarpons em Recife e arredores são iscas de pequenos tamanhos, com cerca de 6 a 10 cm.

 

Os tarpons, mesmo que de grande porte, possuem preferência por pequenos peixes, por isso iscas pequenas são, em sua maioria, mais efetivas que as demais.

 

Poderão ser utilizados pequenos plugs de meia água e até mesmo superfície, como poppers, sticks e zaras.

 

Além dos plugs, iscas de gomas como os shads e camarões de silicones são muito bem-vindos nas pescarias de tarpons.

Oceano
FLY FISHING (PESCA COM MOSCA)
Varas

Na maioria de nossos rios urbanos e destinos, recomendamos um equipamento de numeração entre #8 e #9, com comprimento entre 8 a 10 pés.

 

Apesar de o tamanho dos peixes embarcados serem em sua maioria, de médio porte, a utilização de varas mais fortes e mais rápidas se faz necessária principalmente para maior agilidade na realização de pick-ups rápidos e longos, cujo arremesso no lugar e hora certa são mais importantes do que a apresentação da mosca.

Carretilhas

As carretilhas de fly deverão ser de preferência marinizadas ou que ofereçam certa resistência à corrosão. É muito importante que estejam bem abastecidas de backing, alimentadas com no mínimo 100m de backing para garantir uma batalha justa com o oponente.

Linhas

Em relação às linhas de Fly, damos preferências as linhas com cabeças curtas e mais agressivas (pesadas), uma vez que essa pescaria normalmente dispensa apresentação, mas sim, rápido e certeiro arremesso em direção a área de ataque dos tarpons após o rolling (movimento de subida à superfície para respirar).

 

Poderão ser utilizadas tanto linhas flutuantes (floatings) como linhas intermediárias (intermediate), a depender das condições, comportamentos dos peixes e orientações do guia.

 

Na grande maioria dos casos é possível utilizar apenas linhas flutuantes o tempo todo.

Líderes

Recomendamos fortemente a utilização de líderes fluorocarbono com resistência entre 50 a 60 libras, devido a capacidade dos tarpons de provocarem abrasão no líder durante a batalha.

Moscas

As moscas são em sua maioria de pequenos tamanhos, imitando pequenos peixes, camarões e outros crustáceos.

 

Pequenos streamers, clousers, seaducers e até mesmo moscas de superfície como poppers, bubbers e divers deverão compor a sua caixa de moscas. Poderão ser utilizadas moscas de materiais sintéticos ou naturais, inclusive a mistura de ambos.

 

As cores poderão variar desde cores claras, cítricas até as mais escuras como roxo e preto, a depender das circunstâncias.

 

É importante que os anzóis sejam afiados e bem resistentes, além de serem preferencialmente utilizados os modelos para água salgada (saltwater). 

bottom of page