PESCARIA NA BARRAGEM DE BOQUEIRÃO NA PARAÍBA
Muitos dos pescadores fãs de tucunarés, provavelmente já ouviram falar da existência de grandes tucunarés pinimas existentes na região Nordeste do Brasil.
De fato, o Nordeste abriga os maiores pinimas do Brasil, haja visto que o record de tucunaré pinima homologado também foi na região Nordeste, mais precisamente no Açude Castanhão, Ceará, pesando quase 12 quilos.
O açude Boqueirão, localizado na Paraíba também vem se destacando como uma barragem com enorme potencial para capturar grandes pinimas, haja vista que já foram capturados exemplares dessa espécie com peso superior a 5 quilos.
A boa notícia é que a Represa de Epitácio Pessoa, mais conhecida como Barragem de Boqueirão não fica tão distante da capital Recife, viabilizando assim uma incrível pesca de tucunarés pinimas para quem esteja hospedado nessa região.
Uma curiosidade é que o açude Boqueirão também é um dos açudes beneficiados pela transposição do Rio São Francisco, cujas águas chegam até o reservatório pelo leito do rio Paraíba.
Onde fica a Barragem de Boqueirão
Situada na área rural do município de Boqueirão-PB, A represa de Epitácio Pessoa está a uma distância média de 205 km da cidade de Recife, portanto, a aproximadamente 2 horas e meia de viagem no sentido do sertão da Paraíba, passando pelo agreste pernambucano, como a cidade de Caruaru.
É uma opção viável de pesca de tucunarés pinimas para quem esteja hospedado próximo de Recife, Caruaru e até mesmo João Pessoa ou Campina Grande. Vale salientar que o açude Boqueirão também está a uma distância de 50 km de Campina Grande-PB.
Link de localização: https://goo.gl/maps/iQPEcq2VhC4sBSPYA
Uma pescaria em cenário rural
A Barragem de Boqueirão está inserida em um cenário completamente rural, com algumas chácaras e sítios ao longo de suas margens.
O entorno da barragem é composto por vegetação arbórea espaçada, arbustiva, rasteira, com árvores frutíferas e hidrófilas.
Nos chama também a atenção a quantidade de vegetação típica do sertão, como os cactos. Além disso, a barragem possui quantidade de ilhotas, grandes pedras e pedrais ao seu redor, tornando a paisagem ainda mais bonita.
É um ambiente altamente agradável que transmite tranquilidade durante a pesca, possui água bem limpa e presença de animais em todo o seu contorno.
Seu cenário é repleto de estruturas submersas e galhadas que podem ser vistas por todos aqueles que buscam os melhores pontos para capturar os tucunarés pinimas e tucunarés amarelos.
A barragem ainda oferece infraestrutura para atender aos que procuram se aventurar em suas águas, com alguns restaurantes e hotéis fazendas próximo de suas margens que oferecem uma deliciosa comida caseira. Recomendamos que provem a traíra sem espinho ou tilápia assada no almoço durante uma pausa na pescaria.
Espécies e tamanhos de peixes
Nessa pescaria, o foco principal é de fato os Tucunarés Pinimas, cujos tamanhos médios variam entre 1,5 a 2,5 quilos, podendo ultrapassar a marca dos 3 quilos e 60 cm de comprimento. É sabido que já foram capturados exemplares com mais de 5 quilos de peso nessa barragem.
A presença dos tucunarés pinimas nessa represa ainda é recente, com aproximadamente 5 anos desde sua introdução, portanto o local aponta como um grande potencial futuro para captura de grandes pinimas na região.
Além dos pinimas também é possível capturar os tucunarés amarelos (Cichla ocellaris), com tamanhos médios entre 800 gramas a 1,8 quilos, existindo a possibilidade de capturar exemplares com tamanho superior a 2 quilos e comprimento de aproximadamente 45 cm.
A pescaria na Barragem de Boqueirão
A barragem possui ainda outras espécies de peixes como traíras, tilápias, tambaquis e corvinas de água doce.
Para a realização dessa pescaria, levamos sempre o barco e reboque engatados no carro desde Recife, acessando a barragem por meio de uma propriedade privada com prévia autorização dos proprietários. Portanto, a pescaria é feita 100% embarcado, sem a possibilidade da realização de vadeio.
Os tucunarés pinimas são localizados com orientação do guia e posicionamento do barco em lugares estratégicos, de modo que os arremessos sejam direcionados a estruturas como galhadas, pedrais, vegetações, capinzais, drop offs e outros tipos de estruturas.
É uma pescaria de bastante insistência, com vários arremessos consecutivos margeando diversos pontos da represa com o auxílio de um motor elétrico de controle remoto para posicionar a embarcação em pontos estratégicos.
Sazonalidade da pesca na Barragem
Para garantir um melhor aproveitamento, recomendamos que essa pescaria seja realizada nos períodos de verão e meses mais quentes, quando a incidência de chuvas é menor. Os meses mais indicados para um bom resultado nesses destinos compreendem os meses de Setembro, Outubro, Novembro, Dezembro, Janeiro, Fevereiro, Março, Abril e Maio.
Equipamentos de pesca utilizados
Fly Fishing (pesca com mosca):
-
Varas de numeração entre #7 e 8#, com 8’ a 9’ de comprimento;
-
Linhas flutuantes (floatings) ou intermediárias (intermediate);
-
Líderes de Fluorcarbono de 40 e 50 libras, podendo ser inteiriços (sem nós);
-
Moscas Pequenas como streamers e clousers, além de poppers e divers.
Equipamentos de Baitcasting ou Spinning (carretilha ou molinetes):
-
Varas de comprimento entre 5’ a 6’ de 17 a 20 lbs;
-
Carretilhas de perfil baixo com linha multifilamento;
-
Molinetes entre 2000 a 3000 com linha multifilamento;
-
Linhas Multifilamento entre 20 e 25 libras;
-
Líder Fluorcarbono de 40 libras;
-
Iscas artificiais com no máximo 12 cm;
-
Iscas de meia água (brava, inna, curisco), poppers (vulcan, dojô) e sticks;
-
Sapinhos de borracha, shads, salamandras e outros tipos de iscas softs para traíras.