top of page
Oceano
OS GUIAS
Éverton Pires

Engenheiro de Pesca por formação Acadêmica, marinheiro auxiliar de convés pela Marinha do Brasil e natural de Campinas-SP, Éverton Pires é guia de pesca profissional e fundador da operação Recife Tarpon.

guia-everton-pires-recife-tarpon-02.JPG

Amante da pesca esportiva desde os 6 anos de idade, iniciou sua paixão pela pesca esportiva com varas simples de mão e molinetes, até se aprimorar na pesca esportiva com iscas artificiais.

Aos 10 anos de idade iniciou na pesca com carretilhas e iscas artificiais (baitcasting), cujas pescarias eram feitas principalmente na busca por traíras e tucunarés em lagos e represas, além de dourados que habitam os rios do interior do Estado de São Paulo, com o rio Piracicaba.

Migrou para o flyfishing (pesca com mosca) aos 13 anos de idade e desde então tem se dedicado ao flyfishing quase que exclusivamente. Já realizou pescarias de Fly desde vara #00 a vara #12, tendo capturado as mais diversas espécies com mosca. Uma de suas pescarias favorita é a pescaria de dourados no vadeio e a de tarpons no visual.

Desde 2011, quando se mudou para o litoral, mais especificamente para a cidade de Recife-PE, iniciando o Curso de Engenharia de Pesca na UFRPE, se dedicou mais à pescaria de Fly saltwater (em água salgada), pescando nos mangues, nas pedras e arrecifes, da areia da praia, entre outros ambientes.

Em 2015 estagiou em uma fazenda de cultivo de salmão pelo Instituto Marinho da Irlanda “Marine Institute”, ficando também responsável pelo setor da pesca esportiva dentro da empresa, onde teve suas primeiras vivências como guia de pesca.

Tendo aprimorado o inglês, voltou da Irlanda e começou a trabalhar como guia profissional de flyfishing pela Empresa Untamed Angling, guiando para pescadores estrangeiros, principalmente americanos e europeus no Rio Marié, no estado do Amazonas, morada de grandes tucunarés-açus.

Retornando de sua primeira temporada no Marié, investiu em embarcação e equipamentos, criando a Recife Tarpon no ano de

guia-everton-pires-recife-tarpon-03.JPG

2016, fruto de muitas pescarias esportivas e explorações realizadas nos rios e mangues pernambucanos desde 2011, quando se mudou para Recife.

Hoje, trabalha por temporada como guia profissional de flyfishing para a Untamed Angling nas operações de Rio Marié, Xingu e Kendjam Lodge, operando também em Recife com a Recife Tarpon.

É um grande desbravador do litoral pernambucano e nordestino, estando sempre à procura de novos pontos de pesca e destinos de água salgada para oferecer aos turistas. Suas prospecções também incluem água doce, como rios e barragens do sertão nordestino, tendo inclusive realizado algumas pescarias de tucunarés Pinimas pelo sertão nordestino.

principal-perfil-guia-everton-pires-recife-tarpon-01.heic
Sérgio Macedo
guia-sergio-macedo-principal-recife-tarpon-01.JPG

Sérgio Macedo, mais conhecido como Serginho, é Pernambucano, nascido e criado na zona norte da cidade de Recife-PE.

Filho de pescador, pesca desde os 3 anos de idade, com vasta experiência na pesca com iscas artificiais (carretilha e molinete), slow jigging e mais recentemente adepto à pesca com mosca, Fly Fishing. 

É também praticante da modalidade de pesca de RockFishing, praticando junto a outros integrantes do grupo Tarpon Brazil (Instagram @Tarpon_brazil).

Sua experiência com os tarpons no rio Capibaribe se deu inicialmente através de suas pescarias realizadas a bordo de seu caiaque, conhecendo diversos pontos e se aprofundando cada vez mais no conhecimento do comportamento dos peixes neste rio.

É Biólogo de formação, possui vários trabalhos publicados na área de ictiofauna (peixes) e também trabalhos científicos de pesquisas envolvendo os tarpons pernambucanos (megalops atlanticus). 

Iniciou na atividade de Guia de pesca desde 2018, especializando-se na pesca esportiva de Tarpons (camurupins) e também de Robalos.

Rafael Monteiro

Engenheiro de Pesca, formado pela UFRPE, pernambucano e natural de Recife-PE, com 35 anos, Rafael Monteiro é guia de pesca da Recife Tarpon.

Amante do Rockfishing e da pesca esportiva com iscas artificiais, Rafael foi fundador do grupo de pesca esportiva Tarpon Brazil (Instagram @Tarpon_Brazil). 

O intuito de fundação deste grupo sempre foi o de divulgar e difundir mais a pesca desse fascinante peixe habitante de águas nordestinas, criando também debates e discussões à cerca da conservação desses peixes e melhores práticas de manejo.

guia-rafael-monteiro-recife-tarpon-02.HEIC

Amante do Rockfishing e da pesca esportiva com iscas artificiais, Rafael Monteiro é fundador do grupo de pesca esportiva Tarpon Brazil (Instagram @Tarpon_Brazil). 

O intuito de fundar este grupo sempre foi o de divulgar e difundir mais a pesca desse fascinante peixe habitante de águas nordestinas, criando também debates e discussões à cerca da conservação desses peixes e melhores práticas de manejo.

Tendo morado a vida toda à beira-mar, mais precisamente na orla da Praia de Boa Viagem, iniciou na pesca de água salgada aos 15 anos, possuindo mais de 20 anos de experiência na pesca de tarpons na modalidade Rockfishing. Seu conhecimento no rio Capibaribe também é amplo, possuindo mais de 14 anos de experiência na pesca de tarpons no Rio Capibaribe.  

Além dos Tarpons, Rafael Monteiro é um grande conhecedor e praticante da pescaria de Xaréus com poppers nos arrecifes de nosso litoral Pernambucano.

Iniciou suas atividades como Guia de Pesca Esportiva desde 2017, levando turistas pescadores a diversos pontos de pesca no litoral pernambucano, além das pescarias embarcado no Rio Capibaribe.

Rubens Batista Filho
guia-rubinho-recife-tarpon-03.HEIC

Natural de São João da Boa Vista-SP, o paulista Rubinho, com 41 anos de idade, iniciou no mundo da pesca esportiva aos 7. Possui ampla experiência na pescaria de baitcasting com iscas artificiais, com muita aptidão para ensinar pescadores iniciantes na modalidade. 

Iniciou na Pesca com Mosca no ano de 2015 e desde então tem se dedicado também a essa fascinante modalidade de pesca. Além de pescar com mosca, Rubinho confecciona suas próprias iscas com muita perfeição.

Sua carreira como guia profissional de pesca se iniciou na Represa de Caconde-SP, tendo como espécies-alvo as tilápias e tucunarés.

Em Setembro de 2021 foi convidado para trabalhar em temporada amazônica na empresa Untamed Angling, atuando como guia profissional nas operações Pirarucu e Rio Marié.

guia-rubinho-recife-tarpon-02.HEIC
DEPOIMENTOS
Melhor guia de pesca de tarpon de Pernambuco, muito profissional, conhece os pontos de pesca. Detalhe: ele leva os turistas para pescar e ele não pesca, pois a maioria dos guias ajeitam o barco para o guia pescar.

Milton Toshiro Murata (São Paulo, SP)

bottom of page