top of page
03-pesca-rio-mamanguape-tarpon-grande_edited.jpg
PESCARIA NO RIO MAMANGUAPE

O rio Mamanguape é o nosso melhor destino para pesca de tarpons adultos e também o local mais preservado de todos os destinos oferecidos por nossa operação.


Está inserido em uma área de preservação ambiental (APA), além de também possuir delimitações de territórios indígenas ao seu redor.


Distante aproximadamente 180km da Capital Pernambucana (Recife), situado no interior da Paraíba, este rio é a morada dos grandes tarpons. É o destino para quem quer buscar tarpons adultos pesando mais de 70 quilos e sabe o quanto isso pode exigir de um pescador em termos de paciência e persistência.


Além dos tarpons grandes, podem ser capturados baby tarpons, xaréus e robalos nas galhadas ou com a utilização de jig heads e camarões.

01-pesca-rio-mamanguape-cenario.jpg
Onde fica o Rio Mamanguape

A foz rio Mamanguape, que é o trecho de onde saímos e pescamos, está localizada próximo da Baía de Traição-PB.

 

Este rio fica a aproximadamente 1h30 de João Pessoa-PB e 1h30 de Natal, além de uma distância de 180km da cidade de Recife-PE, podendo ser uma opção de pesca tanto para quem estiver hospedado em Recife, João Pessoa ou até mesmo Natal.

Link de Localização: https://maps.app.goo.gl/S2Y7SG8BVgza63uz7

pesca-rio-mamanguape-mapa.jpg
Uma pescaria em cenário remoto

Na realidade, um cenário mais preservado que esse em nossa região nordeste é impossível. O rio Mamanguape está inserido em uma área protegida pelo Ibama e ICMbio, cujo principal objetivo é a preservação do peixe-boi.


Trata-se de um cenário bem remoto, com características rústicas de regiões praianas e de manguezais. 


Raramente se vê alguma outra embarcação de esporte ou recreio, além das embarcações rústicas de canoas de madeira utilizadas pelos ribeirinhos e populações indígenas para a prática de pesca de subsistência.


Já próximo da desembocadura existem alguns restaurantes à beira do rio, como o restaurante do Cacique Elias com excelentes opções de peixes e diversos tipos de frutos do mar frescos e deliciosos. 

02-pesca-rio-mamanguape-restaurante.jpg
Braços de rio, afluentes e desembocadura

O Rio Mamanguape possui diversos braços de rios e pequenos afluentes que abastecem suas águas e se tornam potenciais pontos pesqueiros.


Em vários desses braços de rios e afluentes estreitos podem ser encontrados robalos pevas e flechas, como também baby tarpons.


Alguns dos grandes e profundos afluentes concentram os tarpons adultos em sua desembocadura. Não é difícil avistar grandes tarpons com pesos superiores a 50 kgs realizando rollings na desembocadura desses afluentes.


A desembocadura do rio Mamanguape se dá em Baía da Traição e Barra de Mamanguape-PB, passando também pelas praias de Campina e do Oitero. 

Espécies e tamanhos de peixes

O Rio Mamanguape é conhecido por abrigar grande quantidade de tarpons adultos com peso superior a 70 kgs

 

Além dos tarpons adultos, grande quantidade de baby tarpons podem também ser capturados, na média de 2 a 6 kgs, podendo também ser avistados vários exemplares na faixa de 10 e 15 kgs.

04-pesca-rio-mamanguape-ribas-tarpon.jpg

É possível também capturar pequenos robalos com peso de até 1 kg nas galhadas das margens do rio, além da possibilidade de capturar indivíduos maiores em estruturas e canais mais profundos, com a utilização de jig heads, camarões e pindocas. 

05-pesca-rio-mamanguape-robalo.jpg

Não é raro encontrar exemplares de xaréu amarelo de passagem por canais do rio, portanto é preciso estar sempre preparado para o embate com essas feras.


Uma vez que a isca está na água, podemos ainda nos surpreender com algumas capturas inesperadas, inclusive grandes bagres na mosca, como já ocorreu.

A pescaria na Barra de Recife
06-pesca-rio-mamanguape-bagre.jpg
A pescaria no Rio Mamanguape

A pescaria é feita de forma embarcada, sem a possibilidade de se pescar de vadeio. A saída de pesca e acesso ao rio é realizada através de um acesso pela areia, próximo da desembocadura do rio.


É o destino perfeito para quem busca uma luta inesquecível com exemplares de tarpons adultos com pesos que superam os 60 e 70 kgs. Além dos tarpons adultos, este rio contém grande quantidade de baby tarpons desde a média de 2 a 5 quilos a exemplares com peso superior a 10 quilos.

07-pesca-rio-mamanguape-david-tarpon.jpg

Na grande maioria das vezes, os tarpons, inclusive os gigantes, são avistados no momento em que sobem à tona na superfície para respirar (rollings). Nesse momento os arremessos devem acompanhar a direção de sua movimentação superficial. Os tarpons adultos dão preferência ao trabalho de iscas mais lentos.


Na ausência desse movimento de subida para respirar, os arremessos podem ser direcionados às estruturas, como galhadas de mangue, objetivando também os baby tarpons. Com o emprego dessa técnica, podem ser fisgados robalos flechas e pevas.


Outra opção de pescaria com foco na captura de robalos, é através da utilização de jig heads e pindocas em canais mais profundos com estruturas submersas e drops, almejando exemplares maiores.

A dinâmica de marés

Da mesma forma que em outros rios e destinos, a dinâmica de marés e fases da Lua também exercem influência na atividade dos peixes deste rio.


O período de maior atividade dos tarpons adultos neste local geralmente ocorre pela manhã, principalmente no final de maré vazante. 


Para os robalos, tanto faz se a maré estiver vazando ou enchendo, sendo que o ideal é que a fase da Lua esteja em quarto crescente ou quarto minguante, uma vez que a maré não se move com tanta velocidade.


Recomendamos uma consulta prévia com o guia para programar a pescaria nesse rio de acordo com os melhores horários de maré e atividade dos peixes.

Sazonalidade da pesca no Rio Mamanguape

É recomendado que essa pescaria seja feita principalmente durante o verão e períodos com menor incidência de chuvas, como Setembro, Outubro, Novembro, Dezembro e Janeiro.

Equipamentos de pesca utilizados

Baby tarpons e Robalos:

 

  • Varas de numeração entre #8 e 10#, com 8’ a 10’ de comprimento e preferencialmente de ações média-rápida;

  • Linhas flutuantes (floatings) ou intermediárias (intermediate);

  • Líderes de Fluorcarbono de 50 a 60 libras, podendo ser inteiriços (sem nós);

  • Moscas Pequenas como streamers e clousers, além de poppers e divers.


Tarpons adultos:

 

  • Varas de numeração 12#, com 9’ a 10’ de comprimento de ação rápida;

  • Linhas preferencialmente afundantes (sinking) com 450 a 550 grains;

  • Líderes de Fluorcarbono de 90 libras inteiriços (sem nós);

  • Moscas médias como streamers e com anzóis bem reforçados

RESERVE SUA PESCA GUIADA HOJE!

Para viver uma experiência incomparável, com emoção, aventura e com guias e extremamente profissionais, agende já a sua pesca guiada

bottom of page