PESCARIA NO RIO CURIMATAÚ
Localizado no estado do Rio Grande do Norte, mais precisamente em Barra do Cunhaú, o Rio Curimataú também abriga tarpons adultos prontos para colocar seus equipamentos a toda prova, testando todos os seus limites e paciência.
É palco de diversas batalhas perdidas de pescadores que se aventuraram em busca dos grandes prateados. Este rio também oferece possibilidades de pesca de baby tarpons e robalos nas galhadas, além dos destemidos xaréus.
Onde fica o Rio Curimataú
A foz rio Curimataú, que é o trecho de onde saímos e pescamos, está localizada em Barra do Cunhaú-RN.
Este rio fica a aproximadamente 2h de João Pessoa-PB e 1h de Natal, além de uma distância de 210km da cidade de Recife-PE, podendo ser uma opção de pesca tanto para quem estiver hospedado em Recife, João Pessoa ou até mesmo Natal e Praia de Pipa.
Link de Localização: https://goo.gl/maps/Ht3u4wgs23FyczCv5
Uma pescaria em um cenário de estuário e manguezal
O rio Curimataú está inserido em um cenário de estuário e manguezal bem preservado e a região cuja pesca esportiva é praticada e muito pouco frequentada por embarcações de esportes e recreio como lanchas e jet skis, tornando um ambiente calmo e bem agradável para a busca pelos grandes tarpons e demais espécies predadoras.
Já próximo da desembocadura existem alguns restaurantes à beira do rio, com excelentes opções de peixes e diversos tipos de frutos do mar frescos e deliciosos, sendo possível desembarcar até mesmo na praia para uma pausa para o almoço ou mergulho para se refrescar.
Braços de rio, afluentes e desembocadura
O Rio Curimataú possui diversos braços de rios e afluentes que abastecem suas águas e se tornam potenciais pontos pesqueiros, tanto para robalos, tarpons e xaréus.
Em vários desses braços de rios e afluentes mais estreitos podem ser encontrados robalos pevas e flechas, como também baby tarpons.
Alguns dos grandes e profundos afluentes concentram os tarpons adultos em sua desembocadura. Não é difícil avistar grandes tarpons com pesos superiores a 50 kgs realizando rollings na desembocadura desses afluentes.
A desembocadura do rio Curimataú se dá em Barra do Cunhaú-RN.
Espécies e tamanhos de peixes
O Rio Curimataú é conhecido já a muito tempo por abrigar tamanha quantidade de tarpons adultos com peso superior a 70 kgs.
Além dos tarpons adultos, grande quantidade de baby tarpons podem também ser capturados, na média de 2 a 6 kgs, podendo também ser avistados vários exemplares na faixa de 10 e 15 kgs.
É possível também capturar pequenos robalos com peso de até 1,5 kgs nas galhadas das margens do rio, além da possibilidade de capturar indivíduos maiores em estruturas e canais mais profundos, com a utilização de jig heads, camarões e pindocas.
Não é raro encontrar exemplares de xaréu amarelo de passagem por canais do rio, ou atacando as “rodas” de sardinhas e manjubas. Portanto, é preciso estar sempre preparado para o embate com esses verdadeiros tanques de guerra.
A pescaria no Rio Curimataú
A pescaria é feita de forma embarcada, sem a possibilidade de se pescar de vadeio. A saída de pesca e acesso ao rio é realizada através de um acesso pela areia da praia, próximo da desembocadura do rio, em Barra do Cunhaú-RN.
É um dos melhores destinos para quem busca uma luta incansável com exemplares de tarpons adultos com pesos que superam os 60 e 70 kgs.
Na grande maioria das vezes, os tarpons, inclusive os gigantes, são avistados no momento em que sobem à tona na superfície para respirar (rollings). Nesse momento os arremessos devem acompanhar a direção de sua movimentação superficial. Os tarpons adultos dão preferência ao trabalho de iscas mais lentos.
Na ausência desse movimento de subida para respirar, os arremessos podem ser direcionados às estruturas, como galhadas de mangue, objetivando também os baby tarpons. Com o emprego dessa técnica, podem ser fisgados robalos flechas e pevas.
Outra opção de pescaria com foco na captura de robalos, é através da utilização de jig heads e pindocas em canais mais profundos com estruturas submersas e drops, almejando exemplares maiores.
A dinâmica do Rio Curimataú
Da mesma forma que em outros rios e destinos, a dinâmica de marés e fases da Lua também exercem influência na atividade dos peixes deste rio.
O período de maior atividade dos tarpons adultos neste local geralmente ocorre pela manhã bem cedo, principalmente no final de maré vazante.
Para os robalos, tanto faz se a maré estiver vazando ou enchendo, sendo que o ideal é que a fase da Lua esteja em quarto crescente ou quarto minguante, uma vez que a maré não se move com tanta velocidade.
Recomendamos uma consulta prévia com o guia para programar a pescaria nesse rio de acordo com os melhores horários de maré e atividade dos peixes.
A sazonalidade do rio
É recomendado que essa pescaria seja feita principalmente durante o verão e períodos com menor incidência de chuvas, como Setembro, Outubro, Novembro, Dezembro, Janeiro e Fevereiro.
Equipamentos de pesca utilizados
Fly Fishing (pesca com mosca):
Baby tarpons e robalos:
-
Varas de numeração entre #8 e 10#, com 8’ a 10’ de comprimento e preferencialmente de ações média-rápida;
-
Linhas flutuantes (floatings) ou intermediárias (intermediate);
-
Líderes de Fluorcarbono de 50 a 60 libras, podendo ser inteiriços (sem nós);
-
Moscas Pequenas como streamers e clousers, além de poppers e divers.
Tarpons adultos:
-
Varas de numeração 12#, com 9’ a 10’ de comprimento de ação rápida;
-
Linhas preferencialmente afundantes (sinking) com 450 a 550 grains;
-
Líderes de Fluorcarbono de 90 libras inteiriços (sem nós);
-
Moscas médias como streamers e com anzóis bem reforçados
Equipamentos de Baitcasting ou Spinning (carretilha ou molinetes):
Baby tarpons e Robalos:
-
Varas de comprimento entre 5’ a 6’, de preferência ação média-rápida;
-
Carretilhas de perfil baixo com capacidade de 100m de linha multifilamento;
-
Molinetes entre 2500 a 3500, com boa capacidade de linha multifilamento;
-
Linhas Multifilamento entre 25 a 30 libras;
-
Líder Fluorcarbono de 40 a 60 libras;
-
Pequenas iscas artificiais, de preferência com no máximo 10 cm;
-
Iscas de meia água (brava, inna, curisco), poppers (vulcan, dojô) e sticks;
-
Pequenos jigs, shads e até mesmo camarões de jig heads com pesos entre 5, 8 e 10 gramas e anzóis reforçados para os tarpons e pesos entre 20 a 40 gramas para robalos nos canais.
Tarpons adultos:
-
Varas de comprimento entre 6’5” a 7’5”, de ação rápida;
-
Molinetes entre 5000 a 6000, com boa capacidade de linha multifilamento;
-
Linhas Multifilamento entre 35 a 40 libras;
-
Líder Fluorcarbono de 90 libras;
-
Iscas de meia água (Yo-zuri, Inna, curisco), de tamanhos entre 110 e 140cm;
-
Jigs e shads com a anzóis altamente resistentes e peso entre 20 e 40 gramas.