PESCARIA NA BARRA DE MAMANGUAPE
A pesca na Barra de Mamanguape, mais precisamente na região da desembocadura do Rio Mamanguape e sua área de arrecifes, é uma pescaria que garante muitas recompensas a todos que pretendem se aventurar na pesca costeira no Estado da Paraíba.
Essa região é bem farta de peixes predadores, com uma grande variedade e possibilidade de captura de diferentes espécies em uma mesma saída.
É preciso estar bem preparado e equipado pois é uma pescaria que pode exigir bastante do pescador, além de colocar os equipamentos mais resistentes à toda prova.
Dada as condições climáticas favoráveis e o mar calmo, é possível sair embarcado arremessando as iscas por fora da faixa de arrecifes que abriga essa região, possibilitando o embate com grandes tarpons, xaréus, robalos e muitas outras espécies predadoras e costeiras que podem surpreender a todos que se permitem conhecer essa região altamente piscosa.
Trata-se de uma opção de pesca que pode ser combinada com a pesca de tarpons adultos e baby tarpons no rio Mamanguape, uma vez que essa pesca é feita na desembocadura e região costeira do Rio Mamanguape.
Onde fica a Barra de Mamanguape
A barra de Mamanguape fica nas proximidades de Baía da Traição, Estado da Paraíba. Região esta que é muito conhecida pelas diversas aldeias indígenas de etnia potiguara ao seu redor.
Distante a aproximadamente 1h30 de João Pessoa-PB e 1h30 de Natal, além de uma distância de 180km da cidade de Recife-PE, pode ser uma excelente opção de pesca tanto para quem estiver hospedado em Recife, João Pessoa ou até mesmo Natal.
Link de Localização: https://goo.gl/maps/QkDfbqiHkzAGmjXZA
Uma pescaria em cenário altamente preservado
Por se tratar de uma região de Área de Preservação Ambiental (APA) e território indígena, a Barra de Mamanguape possui um cenário altamente preservado.
É uma região bem praiana e remota, com belezas naturais que impressionam a todos. Raramente se vê alguma outra embarcação de esporte ou recreio, além das embarcações rústicas de canoas de madeira utilizadas pelos ribeirinhos e populações indígenas para a prática de pesca de subsistência.
Existem ainda o tráfego de pequenas embarcações de passeios de turismo local que transportam as pessoas para avistar o peixe-boi nos manguezais adjacentes ao rio principal.
Próximo da desembocadura existem alguns restaurantes à beira do rio, como o restaurante do Cacique Elias com excelentes opções de peixes e diversos tipos de frutos do mar frescos e deliciosos.
Desembocadura
Como já mencionado, a pesca na Barra de Mamanguape abrange a desembocadura do Rio Mamanguape. A pesca pode ser feita tanto do lado de dentro da desembocadura como do lado de fora, saindo por fora dos arrecifes.
Espécies e tamanhos de peixes
As espécies mais comuns e recorrentes nessa área são os tarpons e xaréus amarelos.
É possível fisgar tarpons pequenos de média entre 3 e 5 kgs, assim como exemplares com mais de 15 kgs até grandes tarpons adultos, por isso é preciso estar sempre bem preparado.
Os xaréus amarelos também são bem comuns nessa região, com exemplares de peso médio normalmente entre 3 e 8 kg, podendo capturar indivíduos ainda maiores.
Outros peixes como Cavalas, Guaiviras (tibiros), Guaricemas (Xixarros), robalos, caranhas e sororocas também podem ser capturados durante essa pescaria costeira na Barra de Mamanguape.
A pescaria na Barra de Recife
A pescaria na Barra de Mamanguape
A pescaria é realizada sempre de forma embarcada. Saímos pelo Rio Mamanguape bem cedo, priorizando que os primeiros arremessos sejam feitos durante os primeiros raios de Sol, ao nascer do dia, possibilitando assim maiores chances de ações e fisgadas.
O objetivo inicial é chegar até os arrecifes que delimitam a desembocadura do rio Mamanguape. É possível capturar peixes tanto do lado de dentro como do lado de fora dos arrecifes.
Chegando na desembocadura, o barco é posicionado na região abrigada de dentro dos arrecifes, e os arremessos são direcionados zona de arrebentação e espuma das ondas.
Quando as condições estão favoráveis e é possível sair para fora da boca da barra, a pescaria costeira é feita margeando todo o arrecife de fora, arremessando sempre rente às pedras e arrebentações.
A dinâmica de marés
Para que essa pescaria ocorra em segurança, é primordial que seja observada a dinâmica de marés e fases da Lua, objetivando o período de maré de quarto minguante ou quarto crescente.
Sazonalidade da pesca na Barra
A pescaria na barra de Mamanguape depende fortemente das boas condições climáticas, que o mar esteja calmo e a água limpa. Essas condições acontecem normalmente no verão e período de meses mais quentes, como Setembro, Outubro, Novembro, Dezembro, Janeiro, Fevereiro e Março.
Equipamentos de pesca utilizados
Fly Fishing (pesca com mosca):
-
Varas de numeração entre #10 e 12#, com 8’ a 10’ de comprimento e preferencialmente de ações rápida;
-
Linhas flutuantes (floatings) ou intermediárias (intermediate);
-
Líderes de Fluorcarbono de 70 a 90 libras, inteiriços (sem nós);
-
Moscas médias como streamers e clousers, além de poppers
Equipamentos de Baitcasting ou Spinning (carretilha ou molinetes):
-
Varas de comprimento entre 6’ a 6’5, com 25 e 30 lbs, de ação rápida;
-
Carretilhas com capacidade superior a 150m de linha multifilamento;
-
Molinetes entre 4000 a 6000, com boa capacidade de linha multifilamento;
-
Linhas Multifilamento entre 40 a 50 libras;
-
Líder Fluorcarbono de 70 a 90 libras;
-
Iscas de meia água com tamanhos entre 110 a 140cm (brava, inna, curisco)
-
Poppers (barracuda, dojô, etc) e sticks com tamanhos entre 110 a 140cm;
-
Shads e até mesmo camarões de jig heads com pesos entre 20 a 40 gramas.