PESCANDO TUCUNARÉS NA BARRAGEM DE PIRAPAMA
Apesar de sua forte relação com os manguezais e a pesca em água salgada, a região metropolitana de Recife conta ainda com opções de pesca e destinos de água doce como represas e barragens.
Pouca gente sabe ainda que a pescaria esportiva de tucunarés amarelos também é uma atividade que pode ser realizada através de nossa operação de pesca durante sua viagem e estadia nas proximidades de Recife.
A verdade é que que nossa região abriga também algumas dessas barragens que possibilitam a captura de tucunarés amarelos (Cichla ocellaris). A boa notícia é que algumas dessas barragens ficam a menos de 50 minutos da cidade de Recife.
A represa de Pirapama é o maior reservatório do Cabo de Santo Agostinho, além de ser a principal barragem que abastece a região metropolitana do Recife.
Onde fica a Barragem de Pirapama
A Barragem de Pirapama está localizada na cidade do Cabo de Santo Agostinho-PE, rumo ao litoral sul de Pernambuco.
A distância de Boa Viagem, bairro que fica em Recife, até a represa de Pirapama, é de aproximadamente 38 km, cujo deslocamento leva em torno de 50 minutos até chegar ao local de pesca.
Já para quem está hospedado em Porto de Galinhas, o deslocamento não deve ultrapassar o tempo de 1 hora, uma vez que a barragem está situada a aproximadamente 48km de distância da Vila de Porto.
Portanto, a pescaria de tucunarés amarelos na Represa de Pirapama pode ser uma opção perfeitamente viável e de fácil acesso tanto para quem esteja alocado em Recife como para quem está curtindo a viagem em Porto de Galinhas e região.
Link de localização: https://goo.gl/maps/tao66uX1osMexGbi7
Uma pesca tranquila cercado de belezas naturais
Ainda que essa barragem esteja próxima da região metropolitana do Recife, a Represa de Pirapama possui um cenário rural, com algumas chácaras e sítios ao longo de suas margens.
É um ambiente altamente agradável que transmite tranquilidade durante a pesca, com uma mata alta e bem preservada, água bem limpa, árvores frutíferas e presença de animais em todo o seu contorno.
Em alguns pontos da barragem a sensação de estar em uma área remota é real e é impressionante que ainda existam lugares com belezas naturais tão vivas ainda próximo dos grandes centros.
Seu cenário é repleto de estruturas submersas e galhadas que podem ser vistas por todos aqueles que buscam os melhores pontos para fisgar os “bocudos” amarelos.
A barragem ainda oferece infraestrutura para atender aos que procuram se aventurar em suas águas, com alguns restaurantes próximo de suas margens que oferecem uma deliciosa comida caseira. Recomendamos que provem a traíra sem espinho no almoço durante uma pausa na pescaria.
Espécies e tamanhos de peixes
Os tucunarés amarelos (Cichla ocellaris) são o nosso foco principal nesse destino.
Os tamanhos médios desses peixes variam entre 800 gramas a 1,8 quilos, existindo a possibilidade de capturar exemplares com tamanho superior a 2 quilos e comprimento de aproximadamente 45 cm.
É possível também capturar durante a pesca de tucunarés, pequenos jacundás e algumas traíras. A barragem possui ainda outras espécies de peixes como tilápias, tambaquis e corvinas de água doce.
A pescaria na Barragem de Pirapama
Na grande maioria das vezes, para a realização dessa pescaria, levamos o barco e reboque engatados no carro, acessando a barragem por meio de uma propriedade privada com prévia autorização dos proprietários. Portanto, a pescaria é feita 100% embarcado, sem a possibilidade da realização de vadeio.
Os tucunarés são localizados com orientação do guia e posicionamento do barco em lugares estratégicos, de modo que os arremessos sejam direcionados a estruturas como galhadas, vegetações, capinzais, drop offs e outros tipos de estruturas.
É uma pescaria de bastante insistência, com vários arremessos consecutivos margeando diversos pontos da represa com o auxílio de um motor elétrico de controle remoto para posicionar a embarcação em pontos estratégicos.
Sazonalidade da Pesca na Barragem
A Barragem de Pirapama, da mesma forma que ocorre com outras represas, recebe influência de rios e afluentes de água doce que abastecem o reservatório. Essa água que costuma ser bem clara e limpa está sujeita a receber uma coloração de água mais barrenta em períodos de inverno e após grande incidência de chuvas.
Por isso recomendamos que essa pescaria seja realizada nos períodos de verão e meses mais quentes, quando a incidência de chuvas é menor. Os meses mais indicados para um bom resultado nesses destinos compreendem os meses de Setembro, Outubro, Novembro, Dezembro, Janeiro, Fevereiro, Março, Abril e Maio.
Equipamentos utilizados na pescas dos Tucanarés Amarelos
De modo geral, os equipamentos utilizados nesse destino é o mesmo utilizado na pesca de tucunarés amarelos em águas interiores em outras regiões.
Equipamentos de Fly (pesca com mosca):
-
Varas de numeração entre #5 e 7#, com 8’ a 9’ de comprimento;
-
Linhas flutuantes (floatings) ou intermediárias (intermediate);
-
Líderes de Fluorcarbono de 25 e 30 libras, podendo ser inteiriços (sem nós);
-
Moscas Pequenas como streamers e clousers, além de poppers e divers.
Equipamentos de Baitcasting (carretilha ou molinetes):
-
Varas de comprimento entre 5’ a 6’;
-
Carretilhas de perfil baixo com linha multifilamento;
-
Molinetes entre 2000 a 2500 com linha multifilamento;
-
Linhas Multifilamento entre 20 e 25 libras;
-
Líder Fluorcarbono de 25 a 30 libras;
-
Pequenas iscas artificiais, de preferência com no máximo 10 cm;
-
Iscas de meia água (brava, inna, curisco), poppers (vulcan, dojô) e sticks.