top of page
Buscar

Uma isca artificial para tarpons que não pode faltar na caixa

  • Foto do escritor: Everton Pires
    Everton Pires
  • há 3 dias
  • 5 min de leitura

Atualizado: há 1 dia



Ao longo de mais de 14 anos pescando tarpons e guiando em diversos rios de Pernambuco e da região Nordeste eu venho me perguntando qual seria a isca artificial indispensável na pesca de tarpons para as mais variadas situações e distintos rios do nordeste brasileiro.

Por mais abrangente que a resposta poderia ser, uma vez que pode depender de inúmeros fatores e circunstâncias, pois a pesca não é uma ciência exata, existe uma isca que vem convergindo para a solução de minhas perguntas.  

Se fosse necessário escolher somente uma isca artificial para ter na caixa de pesca durante uma pescaria de tarpons, qual seria essa isca?

A minha resposta tem sido a isca Curisco, de Nelson Nakamura. Sim, é claro que podem haver outras iscas tão eficientes quanto, ou até melhores. Entretanto, baseado em inúmeras saídas de pesca e pescarias guiadas, utilizando dos mais diversos tipos e modelos de iscas artificiais, a isca Curisco tem se destacado fortemente entre as demais na pesca dos tarpons (camurupim).

Não sei precisar – e também nunca perguntei – o quanto a Lucky Moldes, Nelson Nakamura e sua equipe, tinham ciência da efetividade dessa isca para a pescaria de tarpons no momento em que a projetaram.


Imagem extraída do site https://www.piovezanpesca.com.br/
Imagem extraída do site https://www.piovezanpesca.com.br/

Vejamos então, o que diz as suas especificações de fábrica:


A isca Curisco foi projetada com balanceamento exclusivo, proporcionando um movimento errático irresistível para predadores. Sua ação Slow Sinker permite afundamento lento, adaptável a diversas situações, enquanto o toque de ponta de vara faz com que a isca ganhe vida em meia água. Ideal para atrair predadores, a Curisco tem uma atração fatal com seu movimento errático, proporcionando ataques inesperados. Com a ação única de Twitch Bait, esta isca é excelente para pescar diversos tipos de peixes. ”


O fato é que essa isca possui uma série de características que, reunidas, tornam uma isca infalível para os grandes olhos dos prateados. A seguir:


Versatilidade: A isca curisco pode ser trabalhada de diversas formas, sendo o mais conhecido e divulgado pela própria marca, o trabalho errático. Entretando, a isca pode ser trabalhada ainda de forma contínua e também “jiggando”. Basta alterar o modo de recolhimento e toques para desempenhar o trabalho desejado.


Trabalho: O trabalho errático é a marca registrada dessa isca. Trata-se de um trabalho atraente para os mais diversos tipos de peixes predadores, e, para os tarpons, isso não é diferente. Através do recolhimento com toques de pontas de vara a isca tende a ir de um lado para o outro como uma espécie de zara na meia-água.

Técnica de Roly Poly no Fly.
Técnica de Roly Poly no Fly.

Além do trabalho errático, se o recolhimento for feito de forma contínua, sem toques de ponta de vara, a isca tende a vir em linha reta, o que nos lembra a técnica do “roly-poly retrieve”, muito utilizada na pesca com mosca para tarpons onde a vara de fly é colocada embaixo do braço e o pescador recolhe a linha com as duas mãos numa velocidade contínua. Para muitos outros peixes, esse tipo de trabalho pode não ser tão atraente, uma vez que a isca permanece mais estática, produzindo poucas vibrações ou movimentos. Já para os tarpons, é um tipo de trabalho cuja efetividade já é bem reconhecida entre muitos pescadores de fly.


Outro trabalho que pode ser empregado na curisco é o de “jig”. Pelo fato de a curisco ter o peso concentrado na cabeça da isca, é possível que a mesma possa ser trabalhada com um jig, subindo e descendo. No momento do recolhimento, basta levantar a ponta da vara de forma acelerada e progressiva e depois abaixando a vara mais lentamente, repetindo esses movimentos de forma contínua para que a isca possa trabalhar como uma espécie de jig. Esse trabalho é atrativo para os tarpons que caçam suas presas de forma mais lenta e no momento que a isca é trabalhada dessa forma, a mesma permanece por mais tempo em seu campo de visão.


Afundamento: A isca curisco é caracterizada como uma isca slow sinker, ou seja, de afundamento lento. O fato é que se você observar bem, no momento em que a isca curisco afunda, ela acaba por fazer um trabalho errático, afundando em movimento. Uma vez que essa isca é lançada em direção ao peixe, ela já afunda trabalhando, chamando a atenção dos prateados. A maioria das outras iscas só afundam quando é feito o recolhimento, muitas vezes afundando de forma progressiva, fazendo com que a isca se distancie cada vez mais do campo de visão dos tarpons até atingir a sua profundidade ideal. Já a curisco tem esse diferencial, pois a isca afunda lentamente em movimento, permanecendo ainda por mais tempo no campo de ataque dos tarpons.

Além disso, suas características permitem que possa ser controlada a profundidade de atuação, bastando deixar a isca afundar por mais tempo antes do recolhimento, atingindo maiores profundidades, tornando a isca útil às mais diversas condições.


Tamanho x Peso: A isca curisco possui diversos pesos e tamanhos. Além de possuir tamanhos bem pequenos, como 6cm, podendo ser um diferencial quando os tarpons estão seletivos e optam por iscas míudas, a sua relação tamanho e peso é também um ponto forte em relação a outras iscas.


O peso das curiscos são considerados acima da média se compararmos com outros tipos de iscas de meia-água. A vantagem é que não é preciso aumentar muito o tamanho das iscas para se ter uma isca mais pesada, pois elas trazem uma boa relação tamanho x peso. O fato de serem iscas mais pesadas ajuda e muito na pescaria de tarpons que são realizadas na grande maioria das vezes de forma visual, no momento que o peixe sobe à superfície para respirar. Com iscas mais pesadas, é possível cobrir uma área ainda bem maior de varredura no rio, alcançando os peixes que aparecem mais distantes, sem que seja necessário utilizar iscas muito grandes.


Formato

Se repararmos bem, o formato da curisco também se assemelha muito com as presas naturais dos tarpons como as sardinhas, arenques e as manjubinhas. Destacando que a curisco não possui um formato nem tão fino e nem muito robusto, mostrando equilíbrio inclusive em seu formato.


Outras vantagens

Outras vantagens de se utilizar a isca curisco na pesca de tarpons é que ela vem com garatéias reforçadas. Ademais, se for necessário trocar as garatéias por outras ainda mais reforçadas ou maiores, a curisco é uma isca que não é desbalanceada com facilidade, permitindo que a troca seja feita sem muitas preocupações.

Imagem extraída do site www.senhordapesca.com.br
Imagem extraída do site www.senhordapesca.com.br

Modelos encontrados no mercado

  • Curisco 60: 6 cm e 6,5 g

  • Curisco 70: 7 cm e 8,5 g

  • Curisco 80: 8 cm e 13g

  • Curisco 90: 9 cm e 15 g

  • Curisco 110: 11 cm e 23 g


Dica: Um tamanho ideal e recomendado para se ter na caixa para pescar tarpons é a curisco 80 que vem com 13 gramas. Nota-se que do tamanho 70 (7cm) com peso de 8,5 gramas para o tamanho 80, o peso aumenta de forma considerável. Garantido assim que seja uma isca de bom tamanho e com ótimo peso para arremessar maiores distâncias.

Compre já as suas iscas curiscos de tamanhos e cores variadas, assim você poderá empregá-las de formas distintas e nas mais diversas situações de pesca.



Como forma de ajudá-lo a tornar as suas capturas de tarpons ainda melhores, separamos abaixo alguns links de iscas curisco para que você possa comprar on-line:



 
 
 
bottom of page